sábado, 2 de junho de 2012

CASAMENTOS MISTOS

-SERVAMARA-


E que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos. Ne 10:30


Por que insistimos em desobedecer ao Senhor e aos seus santos desígnios; e achamos que somos fortes, firmes e que podemos lidar e nos envolver com as trevas, e não sermos chamuscados por elas?

Por que achamos que podemos amar, casar com uma pessoa que não professa a mesma fé que a nossa, e que vamos convencê-la e atraí-la para a luz?

Relembro as exortações de Paulo aos coríntios que ele não se prendessem ao jugo desigual com infiéis, e que sociedade existiria a justiça com a injustiça? E que comunhão  existiria entre a luz e as trevas? 

E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 2 Coríntios 6:15

Mas quantos teimam em celebrar essas uniões, casamentos mistos e sofrem as consequências e os frutos amargos dessas uniões, abomináveis ao Senhor.

E o pior essas uniões nos afastam da nossa comunhão com o Senhor; e da Sua maior determinação, de sermos separados, santos, diante de uma sociedade pecaminosa e pagã!

Por isso que o povo de Israel ao reconhecer os seus pecados, iniquidades, celebraram uma Aliança  Fiel com o Senhor, e se comprometeram  que não permitiriam mais que  fossem celebrados casamentos mistos. Ne 10:30; Êx 34:16; Dt 7:3

Deixo um texto para a meditação de vocês!


CASAMENTO MISTOS- A UNIÃO COM UMA PESSOA DE OUTRA FÉ


Deus vê o casamento com a união de duas pessoas que se tornam uma só. Assim, considerar o parceiro é extremamente importante, pois cada um se identificará com o outro nessa união. Deus advertiu seu povo com severidade acerca de casamentos mistos, pois tais uniões tendem a resultar numa transigência perigosa e até mesmo num abandono trágico do compromisso com o Senhor. Malaquias um contemporâneo de Neemias, falou especificamente contra esse tipo de casamento.( Ml 2:11)

Na história de Israel, o casamento de pessoas de fé diferente conduziu, em várias ocasiões, à idolatria. O sábio rei Salomão reinou sobre todas as coisas com sabedoria, mas não soube governar o coração. Não apenas suas 700 esposas e 300 concubinas não abandonaram seus falsos deuses, como levaram o rei a adorar divindades pagãs. No livro de Neemias, os problemas enfrentados pelo povo de Jerusalém são associados diretamente aos casamentos mistos, especialmente os de Tobias e de Sambalate, que se opuseram à reconstrução do muro da cidade (Ne 6:17-18; 13:28). Uma vez que os casamentos mistos eram arranjados pelos pais. Neemias e outros líderes antes e depois dele advertiram os pais especificamente para não casarem seus filhos com estrangeiros pagãos.

O que levou os hebreus a se casarem com pessoas de outra fé? Geralmente, os pagãos da região onde Israel se assentou eram proprietários de terras e comerciantes tradicionais. Assim, os casamentos msitos não eram arranjados com base no afeto, mas com a intenção de melhorar a situação econômica e social da família. O profeta Malaquias condena energicamente os homens hebreus que se divorciavam da esposa hebreia para se casarem com uma "adoradora de deus estranho" (Ml 2:11-16)

O perigo do casamento misto ia além da transigência e sincretismo religioso que afastavam o adorador do verdadeiro e único Deus vivo. Em geral, acarretava a perda do conhecimento da língua hebraica, do pensamento, da visão de mundo e da expressão mais fundamental dessa cultura, incluindo o  acesso às Escrituras. Os casamentos mistos diluíram e, por fim, obliteraram completamente a "identidade nacional", extinguindo a obediência às leis de Deus, o código moral do povo hebreu. Assim, ao se casarem com pessoas de outra fé, os israelistas destruíram sua própria identidade e desonrara sua condição privilegiada de "povo de Deus". No Novo Testamento, os cristãos são advertidos a não se casarem com pessoas de outra fé ( 1 Co 7:39; 2 Co 6:14). Tais casamentos são particularmente problemáticos e suscetíveis a fracassar quando os dois cônjuges possuem convcções firmes acerca de suas respectivas crenças. No entanto, as epístolas também apresentam princípios norteadores para aqueles que já são casados com incrédulos( 1 Co 7:12-16; 1 Pe 3:1-2). Ao mesmo tempo em que as crenças do seu cônjuge devem ser respeitadas, você deve procurar se apegar a sua própria fé. Os casais que têm ou pretendem ter filhos devem discutir e entrar num acordo sobre como os educarão nas questões espirituais.

Veja também Ne 13:23-27; tópicos sobre Divórcios (Mt 19); Maridos (Jó 31; 2 Co 6); Casamentos (Gn 2; 2 Sm 6; Pv 5; Os 2; Am 3; 2 Co 13); Preconceito (At 15); Relações raciais (At 10); Esposas (Pv 31); retratos de Jezabel (1 Rs 18); A noiva pagã de Sansão (Jz 14); As esposas pagãs de Salomão ( 1Rs 11).

(extraído- A Bíblia da Mulher- Leitura-Devocional-Estudo- Sociedade Bíblica do Brasil- Almeida Revista e Atualizada)


















Nenhum comentário:

Postar um comentário