sexta-feira, 25 de maio de 2012

FAÇO UMA GRANDE OBRA

-SERVAMARA-



"E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?" Ne 6:3



Faço uma grande obra [...], essa foi a resposta de Neemias diante aos apelos malignos dos seus opositores, inimigos; ele não cedeu as intimidações deles, nem tampouco se desviou a sua atenção, para ir ao encontro deles no vale de Ono, que ficava ao noroeste de Jerusalém, uns 40 Km de distância.

Ele teve bastante discernimento espiritual para perceber que eles pretendiam atraí-lo para um lugar esmo, para lhe fazer o mal, impedir o avanço da obra, pois Neemias e seu povo já tinham edificado o muro, e já não havia mais brechas nele, só faltando colocar as portas nos portais.

Mas os seus inimigos não se intimidaram com sua recusa, e continuaram a tentá-lo, intimidá-lo diversas vezes, inclusive lhe enviando uma carta, acusando-o  de rebeldia, revolta, em querer tomar o lugar do rei; uma acusação muito grave!

E novamente Neemias teve discernimento espiritual, para perceber que o convite para encontrá-los, a carta, as intimidações, tudo isso provinha do corrupto coração de Sambalate, e dos seus comparsas!

E ele mais uma vez disse não aos apelos dos seus inimigos; e imediatamente clamou ao Senhor que ele fortalecesse as suas mãos. Ne 6:8

E eles não satisfeitos com a sua recusa, conseguiram usar Semaías, para ser o informante deles, e ainda tentar conspirar contra Neemias; mas ele novamente percebeu essa armadilha, e disse mais uma vez, não, aos apelos malignos, inclusive de ir contra a Palavra, e entrar no santuário, Lugar Santo, que só era permitido a entrada dos homens escolhidos, os sacerdotes. Ne 9-13

Devemos ler e reler o capítulo seis de Neemias, porque lendo o Espírito Santo nos toca, nos ensina, o quanto devemos estar atentos as astutas armadilhas do maligno, que a todo momento nos tenta com seus manjares, pra ver até que ponto estamos firmes na nossa fé, e na nossa comunhão com o Senhor!

Porque é até fácil dizer não , a primeira vez, aos seus apelos, mas quando vem a segunda, a terceira, a quarta, a quinta vez... e as tentações, intimidações se intensificam...quantos de nós cedem aos apelos do  seu coração, e até acredita nos apelos de um outro coração corrupto!

Quando esses apelos vêm do inimigo podemos até rejeitar...e quando esses apelos vêm de um ente amado, de um irmão, uma irmã da fé, talvez até de alguém que confiamos; como conseguiremos dizer não a esse apelo?

Nessa situação temos de estar atentos e vigilantes, vigiando, orando, porque os dardos malignos nos atingem de todos os lados, de todas as maneiras; e se não estivermos em intensa comunhão com o Senhor, cedemos, já na segunda vez, no segundo apelo, do maligno!

Por isso para mim está sendo extremamente importante escrever sobre Neemias, pois ele conseguiu praticar a palavra perfeitamente, aliando a ação versus a vigilância; a  fé inabalável aliada a oração; humildade, submissão, obediência aos santos desígnios aliadas a um verdadeiro amor,  adoração ao Senhor; integridade aliada a compaixão pelo seu povo oprimido e tão sofrido!

Neemias, assim como Elias, outros  tantos homens, mulheres de Deus,  sofreram diversas tentações, inúmeras tribulações, e não negarem a fé; nós também conseguiremos,  e seremos vitoriosos em reconstruir o que o inimigo nos lesou, dilapidou, roubou!


Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me. Ne 6:14


Reconstruo: Uma Caminhada de Fé!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário