quarta-feira, 23 de maio de 2012

AÇÃO E VIGILÂNCIA

-SERVAMARA-


"Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles."
Neemias 4:9


Vigiai e orai...Neemias praticava essa máxima maior, ele aliava a ação versus a vigilância; depois de sofrer tantas afrontas, ameaças, ele conclamava a seu povo a trabalhar, e ao mesmo tempo, orarem, vigiarem e se protegerem...

Ele dividiu seu povo,  a metade trabalhava na obra, e a outra metade tinha armas, lanças, escudos, couraças; e seus líderes ficavam no comando e em vigilância  sobre toda casa de Judá.

Os homens trabalhavam, edificando  os muros, traziam cargas; em uma das mãos trabalhava, e em outra mão tinha armas. 

Os edificadores tinha espada cingida aos lombos e continuavam a edificarem; e o homem que era responsável de tocar a trombeta, ficava próximo a Neemias.

E sempre Neemias alertava a eles que grande era a obra, mas o Senhor estava no comando dela e que pelejava por eles; essas poderosas palavras animavam cada vez mais os seus homens, e a obra prosseguia com toda força e entusiasmo do seu lider e do seu povo.

Mas também continuava alertá-los se ouvissem o som da trombeta, eles deveriam se ajuntarem, estando prontos para o confronto, combate!

Eles trabalham dia e noite, sem cansar, desanimar...ação e vigilância estavam mesclados no sua lida diária!

Ele ficavam em prontidão , de dia na obra, de noite serviam de guarda; ao tal ponto de não largarem as suas vestes, tendo posse de suas armas e água.

Que maravilhoso exemplo Neemias e seu povo nos legou...uma perfeita união, doação, em prol de um só objetivo, aliado a ação, orações e uma extrema vigilância, alerta, a qualquer passo do inimigo!

E o melhor uma extrema fé, submissão aos santos desígnios do Senhor, tendo a certeza que Ele era o estandarte, o maior comandante da obra!

O capítulo quatro de Neemias é um maravilhoso, perfeito, manual de vigilância e proteção contra as investidas malignas; nenhuma brecha foi deixada pra o inimigo entrar e atuar.

Me regozijo ao ler esse capítulo, com o legado que eles nos deixaram, de uma experiência tão bem sucedida de reconstrução, onde Neemias, no comando da obra, foi um líder muito inspirado pelo Espírito Santo, suas palavras destilavam sabedoria do alto!

Lendo e relendo Neemais, percebo o quanto somos falhos em nossa vida de orações, e de vigilância e até da nossa caminhada de fé; o quanto vacilamos, damos brechas para o inimigo agir e fazer o maior estrago em nossas vidas.

Esquecemos tão facilmente as palavras do Senhor Jesus nos alertando:

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:36


Reconstruo: Uma Caminhada de Fé!















Nenhum comentário:

Postar um comentário